O que fazemos

Funcionamento

Crianças e jovens são atendidos, gratuitamente, em uma infraestrutura com Hospital-Dia, Ambulatório, Programa Diário de Educação em Diabetes, Oficinas de Nutrição, Consultórios Médicos e Dentários, Centro Oftalmológico, Brinquedoteca e Hot-Line, uma linha telefônica para atendimento aos pacientes, familiares, cuidadores e educadores.

A faixa etária atendida pelo ICD é, como porta de entrada, de 0 a 20 anos. Isto porque a maioria dos casos de diabetes tipo 1 (insulino-dependente), ocorre nesta faixa. Entretanto, como as complicações começam a acontecer, em geral, após 10 anos de duração da doença e sabendo-se que, após 25 anos de diabetes, o paciente livre de nefropatia (insuficiência renal) dificilmente a apresentará, o ICD pretende acompanhar os pacientes até 25 anos de duração da doença.

Também damos suporte às famílias que, igualmente, devem envolver-se neste processo, uma vez que o diabetes é conhecido como a doença das 24 horas, pois é este o tempo diário que ela exige de atenção para ser controlada.

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nossa Rotina

No dia a dia do ICD, a equipe interdisciplinar aborda os diversos aspectos do diagnóstico, tratamento e prevenção das complicações da doença em aulas direcionadas para pacientes, familiares e cuidadores, nas consultas ambulatoriais e no Hospital-Dia (para pacientes com diagnóstico recente ou primeira consulta).

Durante doze meses do ano, os pacientes recebem orientações sobre hipoglicemia, saúde bucal, aplicação de insulina, plano alimentar e contagem de carboidratos, diabetes na escola, no trabalho e em situações especiais, terapia com bomba de insulina, mitos e crendices da doença, novas tecnologias e novos tratamentos, automonitorização, como lidar com o diabetes quando se tem outras doenças, cetoacidose diabética, importância da atividade física e como entender o turbilhão de emoções do corpo humano. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a doença e fazer com que os envolvidos tenham uma maior adesão ao tratamento.

O ICD também oferece o Programa de Educação Compacto em Diabetes tipo 1. Através de 14 videoaulas, gravadas pela equipe médica e técnica do Instituto, o programa tem o objetivo de expandir o conhecimento em DM1 para locais em que não haja programas de educação em diabetes. As aulas estão disponíveis AQUI ou no canal do ICD no Youtube – ICDRS.

Hospital-Dia

O Hospital-Dia funciona das 8h às 17h e atende casos de diagnóstico recente, complicações agudas (cetoacidose ou hipoglicemia severa) e diabetes descompensado. Se o paciente não apresentar melhora durante esse dia, a equipe médica solicita internação no Hospital da Criança Conceição ou no Hospital Nossa Senhora Conceição, ambas unidades do Grupo Hospitalar Conceição. Com cinco leitos e três cadeiras de observação, é no Hospital-Dia que é feito o atendimento inicial, em casos de primeira consulta e diagnóstico recente.

Ambulatório

O Ambulatório ocupa um andar inteiro da sede do Instituto da Criança com Diabetes e tem infraestrutura completa para o trabalho de uma equipe interdisciplinar, que conta com endocrinologistas, enfermeiras, nutricionistas, dentistas, psiquiatra, assistentes-sociais, oftalmologistas, psicóloga e educador físico. Além disso, há consultórios dentários e um Centro Oftalmológico.

HotLine

O Hot-Line é uma modalidade de atendimento telefônico diferenciado, que busca orientar pacientes e familiares a lidar e resolver as crises de diabetes sem sair de casa. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a equipe técnica do ICD recebe ligações, presta esclarecimentos sobre ajustes de doses de insulina, hipo e hiperglicemias agudas e fornece orientações gerais sobre alimentação e cuidados diários.
O Hot-Line foi criado a fim de evitar o deslocamento do paciente/ familiar de sua casa para hospitais, muitas vezes em outros municípios ou estados. Também é uma ferramenta para que se consiga atingir o objetivo de desospitalização.

Programa de Educação Continuada em Diabetes Tipo 1

São 14 vídeo-aulas ministradas pela equipe interdisciplinar para pacientes e familiares, de segunda a sexta-feira, às 9h30min e às 14h, no Ambulatório do ICD. O tema do dia conta sempre com um profissional médico ou técnico do instituto para conversar, orientar e esclarecer as dúvidas que possam surgir.

Assistência, Tratamento e Orientação Sobre Saúde Bucal

Pessoas portadoras de diabetes podem sofrer mais complicações nos dentes e na boca, devido às alterações metabólicas constantes. O trabalho dos dentistas e de um técnico em saúde bucal, além do tratamento, também é focado na prevenção da cárie – considerada uma doença multifatorial. A diminuição da saliva, provocada por hiperglicemias, também afeta a sensibilidade da mucosa e da língua, e pode causar o surgimento de aftas e outras manifestações de etiologia pouco conhecidas. O comprometimento da equipe vai além da responsabilidade de promover “saúde bucal”, fazendo com que os encontros com os pacientes e familiares sejam positivos, de cumplicidade e respeito mútuo.

Apoio Psicológico

O acompanhamento emocional aos pacientes e seus cuidadores, com ênfase na assistência e educação, é fundamental para uma convivência saudável com a doença. Baseado nestes princípios, a psicóloga ajuda os pacientes a lidar com os medos, conflitos e problemas de uma patologia crônica e grave.

Oficina de Contagem de Carboidratos

As oficinas buscam desenvolver de forma prática um processo educativo nutricional para pacientes e familiares. A nutricionista aborda os cuidados necessários para uma vida saudável e explica a importância de uma alimentação balanceada, com conhecimento do valor calórico, contagem de carboidratos, propriedade dos alimentos e o aprendizado de como prepará-los.

Oficina de Aplicação de Insulina

A oficina de aplicação de insulina é dirigida a grupos de pacientes, familiares e acompanhantes. Através de atividades práticas, os participantes recebem orientação da equipe de enfermagem quanto ao manuseio, preparo, aplicação e conservação dos diferentes tipos de insulina. São dadas todas as informações sobre auto aplicação: qual a técnica correta, os locais adequados para aplicação, a necessidade de rodízio e os ajustes nas doses das insulinas de acordo com o valor da glicose medida. Com a oficina, os pacientes assimilam mais rápido os conhecimentos e os médicos e enfermeiros podem identificar mais facilmente as dificuldades individuais de cada um.

Programa de Qualidade de Vida (PAQ Vida)

O PAQ Vida é voltado para pacientes adolescentes que estão com as taxas de glicose descompensadas. O objetivo do programa é escutar e identificar a motivação dos pacientes e familiares para mudar o comportamento frente ao tratamento do diabetes, além de oferecer ferramentas para lidar com as dificuldades diárias. Os profissionais estabelecem metas realistas para baixar a média de hemoglobina glicada (A1c) em pelo menos 1pp no período de três ou quatro meses, já que a diminuição da A1c nesse nível reduz em 35% a incidência de complicações crônicas do diabetes.

CrossFit ICD

O CrossFit ICD é um box totalmente diferenciado e exclusivo, em localização privilegiada dentro de um hospital referência no atendimento ao DIABETES. Contamos com uma estrutura única na qual podemos aproveitar amplamente de uma área aberta e segura, facilitando corridas e caminhadas. No CrossFit ICD, aliamos a prática do esporte à integração total com o controle do Diabetes, buscando melhorar a saúde dos nossos pacientes e a qualidade de vida de modo geral. Essas são as características principais do CrossFit ICD.

Serviços Oferecidos

Histórico de Atendimentos

Ano
Nº de Pacientes
Atendimentos
2023
4.859
19.410
2022
4.578
17.136
2021
4.357
15.595
2020 (Covid-19)
4.117
12.672
2019
3.947
23.071
2018
3.645
25.159
2017
3.463
23.035
2016
3.250
26.140
2015
2.921
29.287
2014
2.871
30.614
2013
2.636
30.211
2012
2.437
29.134
2011
2.189
28.686
2010
2.028
26.105
2009
1.804
26.601
2008
1.575
20.244
2007
1.345
19.888
2006
1.090
19.602
2005
815
17.530
2004
520
11.574