Podemos não estar perto, mas continuamos juntos. Dr. Balduino Tschiedel, nosso Diretor Presidente, tem uma mensagem especial para todos que fazem parte da Família ICD. ❤️

Em tempos de COVID-19, nosso Diretor Presidente e médico endocrinologista Dr. Balduíno Tschiedel fala sobre os cuidados para quem tem diabetes.

Ana Maria Ferreira, Psicóloga do Instituto da Criança com Diabetes – ICD, fala sobre questões muito importantes neste período de isolamento social.

Sandra Muttoni, Nutricionista do Instituto da Criança com Diabetes – ICD, fala sobre os hábitos que podem favorecer o ganho de peso durante o isolamento social.

Aprenda a higienizar os alimentos com a equipe de nutrição do ICD.
Você pode usar 1 colher de sopa de água sanitária ou bicarbonato de sódio em 1 litro d’água se preferir.

Marisa Macagnan, Assistente Social do Instituto da Criança com Diabetes – ICD, fala sobre como ficou o acesso a insumos e medicamentos necessários para o tratamento do diabetes durante o isolamento social.
Download dos documentos: 
Nota Técnica Procuração

Winston Boff, Educador Físico do Instituto da Criança com Diabetes – ICD, fala sobre os cuidados necessários para se manter uma rotina de exercícios em casa durante este período.

Enfermagem ICD
Enf. Paula Mendes Mondadori

Enfermagem ICD
Enf. Márjori da Silva Marroni

Tabela comparativa de sintomas

O Coronavírus (COVID-19), a gripe ou um simples resfriado podem apresentar sintomas muito semelhantes. Conheça essas
semelhanças e as principais diferenças entre os sintomas para facilitar a identificação de suspeita de contaminação.

Cuidados

Algumas mudanças simples nos hábitos cotidianos podem evitar a propagação do vírus. Seja responsável com a sua saúde e com a saúde das pessoas à sua volta! <3

Lave as mãos frequentemente, principalmente antes de se alimentar ou após espirrar, tossir e usar o banheiro

Evite o contato próximo com outras pessoas e aglomerações

Especialmente se você tem diabetes, doenças cardiovasculares, insuficiência respiratória ou é idoso

Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos

Evite o compartilhamento de alimentos e objetos pessoais

Cubra nariz e boca com um lenço, papel ou antebraço sempre que espirrar ou tossir

Fique mais em casa

Atendimento ICD

Queridos pacientes, no intuito de evitar a transmissão e contágio do COVID-19 as CONSULTAS AMBULATORIAIS e EXAMES agendados no período entre 23 DE MARÇO e 22 DE ABRIL estão CANCELADOS. Se você tinha consulta ou exame agendado para este período, aguarde nossas instruções e contato para fazer a remarcação.

Neste momento o AGENDAMENTO DE CONSULTAS ESTÁ SUSPENSO!

Em caso de URGÊNCIAS EM DIABETES você deverá entrar em contato pelo telefone (51) 3357.2698 para receber as orientações necessárias e atendimento da nossa equipe técnica. Pacientes com diagnóstico recente que não tenham orientações quanto ao tratamento devem agendar horário de atendimento pelo mesmo número de telefone.

Urgências odontológicas serão atendidas no CEO que fica no primeiro andar do ambulatório do Hospital Conceição.

A Secretaria de Saúde do Estado do RS ampliou o prazo de validade das receitas e laudos para 12 meses a partir da data de emissão. O seu laudo ou receita poderá ser utilizado normalmente sem necessidade de renovação.

Pacientes que estão sem receita para retirada dos insumos necessários para o seu tratamento e pacientes que necessitam laudo atestando o diabetes e/ou solicitando afastamento poderão, durante este período, solicitar a receita ou laudo no 5º andar do ICD.

Em caso de atestados, os mesmos serão fornecidos apenas para pacientes. Casos de pacientes com menos de 10 anos de idade e/ou incapacitados e que necessitam de atestados para seu cuidador serão avaliados individualmente.

O Programa de Dispensação de Insumos vai funcionar provisoriamente APENAS DAS 8H ÀS 14H NO 5º ANDAR para atender pacientes do ICD que, por alguma situação especial, não estejam conseguindo retirá-los na Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Farmácia Popular. Para orientações entre em contato pelo telefone (51) 3357.2697.

Lembramos que, para evitar o contágio pelo COVID-19 é necessário seguir as orientações amplamente divulgadas pela Vigilância Sanitária, pelas nossas redes, neste site e nos cartazes distribuídos no prédio do ICD.

Pedimos que pacientes venham apenas com um acompanhante e, caso isso não seja possível, que os demais acompanhantes fiquem aguardando no saguão do 3º andar para evitar aglomerações.

Preserve a sua saúde e fique em casa o máximo possível. Ao apresentar sintomas gripais ou contato com alguém infectado entre em contato pelo 150 da Vigilância Sanitária.

 

FAQ COVID-19

Como vai funcionar o atendimento?

As consultas ambulatoriais e exames agendados entre 23 de março e 22 de abril foram cancelados. Em caso de urgências em diabetes, ligue: (51) 3357.2698. Pacientes com diagnóstico recente que não tenham orientações quanto ao tratamento podem agendar atendimento de urgência pelo mesmo número de telefone.

O que acontece se eu ficar com o diabetes descompensado?

Urgências em diabetes serão atendidas pela nossa equipe de plantão. Em caso de intercorrência você deverá entrar em contato pelo telefone (51) 3357.2698 para receber as orientações necessárias da nossa equipe técnica.

Minha consulta foi cancelada. Como faço para reagendar?

Neste momento, a marcação de consultas está suspensa. Avisaremos em nossos canais de Facebook e Instagram quando for possível agendar consultas novamente. Pacientes que tiveram suas consultas canceladas terão prioridade de marcação.

Como faço para renovar minha receita para retirada de insumos e/ou medicamentos?

A Secretaria de Saúde do Estado do RS ampliou o prazo de validade das receitas e laudos para 12 meses a partir da data de emissão. O seu laudo ou receita poderá ser utilizado normalmente sem necessidade de renovação.

Estou sem receita para retirada de insumos e/ou medicamentos. É possível conseguir no ICD?

Sim! Pacientes que estão sem receita para retirada dos insumos necessários para o seu tratamento poderão, durante este período, solicitar a receita no 5º andar do ICD. Lembramos que, para evitar o contágio pelo COVID-19 é necessário seguir as orientações amplamente divulgadas pela Vigilância Sanitária, pelas nossas redes, neste site e nos cartazes distribuídos no prédio do ICD. Pedimos que pacientes venham apenas com um acompanhante e, caso isso não seja possível, que os demais acompanhantes fiquem aguardando no saguão do 3º andar para evitar aglomerações.

Como faço para conseguir um laudo médico comprovando que tenho diabetes?

Pacientes que necessitam laudo atestando o diabetes poderão, durante este período, solicitá-lo no 5º andar do ICD. Lembramos que, para evitar o contágio pelo COVID-19 é necessário seguir as orientações amplamente divulgadas pela Vigilância Sanitária, pelas nossas redes, neste site e nos cartazes distribuídos no prédio do ICD. Pedimos que pacientes venham apenas com um acompanhante e, caso isso não seja possível, que os demais acompanhantes fiquem aguardando no saguão do 3º andar para evitar aglomerações.

Tenho diabetes e sou paciente do ICD. Posso solicitar um atestado informando que sou grupo de risco para COVID-19?

Sim! Atestados de afastamento padrão poderão ser solicitados no 5º andar do ICD. Lembramos que, para evitar o contágio pelo COVID-19 é necessário seguir as orientações amplamente divulgadas pela Vigilância Sanitária, pelas nossas redes, neste site e nos cartazes distribuídos no prédio do ICD. Pedimos que pacientes venham apenas com um acompanhante e, caso isso não seja possível, que os demais acompanhantes fiquem aguardando no saguão do 3º andar para evitar aglomerações.

Tenho diabetes e sou paciente do ICD. Posso solicitar um atestado para meu familiar e/ou cuidador por eu fazer parte do grupo de risco para COVID-19?

Os atestados serão fornecidos apenas para pacientes. Casos de pacientes com menos de 10 anos de idade e/ou incapacitados serão avaliados individualmente. Lembramos que, para evitar o contágio pelo COVID-19 é necessário seguir as orientações amplamente divulgadas pela Vigilância Sanitária, pelas nossas redes, neste site e nos cartazes distribuídos no prédio do ICD. Pedimos que pacientes venham apenas com um acompanhante e, caso isso não seja possível, que os demais acompanhantes fiquem aguardando no saguão do 3º andar para evitar aglomerações.

Como vai funcionar o Programa de Dispensação de Insumos?

O Programa de Dispensação de Insumos vai funcionar provisoriamente DAS 8H ÀS 14H NO 5º ANDAR para atender pacientes do ICD que, por alguma situação especial, não estejam conseguindo retirá-los na Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Farmácia Popular. Para orientações entre em contato pelo telefone (51) 3357.2697. Lembramos que, para evitar o contágio pelo COVID-19 é necessário seguir as orientações amplamente divulgadas pela Vigilância Sanitária, pelas nossas redes, neste site e nos cartazes distribuídos no prédio do ICD. Pedimos que pacientes venham apenas com um acompanhante e, caso isso não seja possível, que os demais acompanhantes fiquem aguardando no saguão do 3º andar para evitar aglomerações.

Fui diagnosticado com Diabetes agora. Como faço para conseguir atendimento?

Pacientes com diagnóstico recente que não tenham orientações quanto ao tratamento serão atendidos no Hospital Dia. Para agendar o seu atendimento entre em contato pelo telefone (51) 3357.2697. Lembramos que, para evitar o contágio pelo COVID-19 é necessário seguir as orientações amplamente divulgadas pela Vigilância Sanitária, pelas nossas redes, neste site e nos cartazes distribuídos no prédio do ICD. Pedimos que pacientes venham apenas com um acompanhante e, caso isso não seja possível, que os demais acompanhantes fiquem aguardando no saguão do 3º andar para evitar aglomerações.

Telefones Úteis

 

O SUS desenvolveu um aplicativo que comunica informações sobre o Coronavírus (COVID-19) e ainda realiza uma triagem virtual,
indicando se é necessário ou não a ida a hospitais!
Acesse os links para fazer o download no seu celular.

Em caso de sintomas NÃO BUSQUE ATENDIMENTO EM HOSPITAIS, a não ser que se sinta muito mal pela falta de ar.

Entre em contato pelos números abaixo para orientações sobre atendimento e coleta de exames:

DISQUE VIGILÂNCIA
ESTADUAL

PREFEITURA
PORTO ALEGRE

DISQUE SAÚDE 
MINISTÉRIO DA SAÚDE

VIGILÂNCIA
PORTO ALEGRE

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