ICDICD

Institucional

Quem somos
O herói da foto é o Nome da Criança, atendido pelo ICD. Foto: Nome do Fotógrafo.

Nossa História

O Instituto da Criança com Diabetes (ICD), entidade privada sem fins lucrativos, em funcionamento desde janeiro de 2004, presta assistência interdisciplinar a mais de 3 mil crianças e jovens com diabetes Tipo 1 e também jovens com Tipo 2 através de um Programa de Educação Continuada em Diabetes, Tratamento (com acesso também a novas tecnologias) e Assistência Social em uma infraestrutura completa com Hospital-Dia, Ambulatório e Hot Line, uma linha telefônica para atendimento específico aos pacientes, familiares e cuidadores.

Todo o atendimento é gratuito através do Sistema Único de Saúde, mediante convênio de parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), ligado ao Ministério da Saúde. Uma equipe técnica formada por endocrinologistas, nefrologista, oftalmologistas, psiquiatra, enfermeiras, nutricionistas, psicóloga, dentistas, assistentes sociais e educador físico presta atendimento integral ao paciente.

Nestes 14 anos de atuação junto ao paciente, o ICD trouxe nova visão em termos de cuidado com a saúde da criança e do jovem com diabetes no Brasil, onde a assistência com múltiplos profissionais capacitados se mescla a um programa de educação diária, alcançando toda a família dos pacientes. O sucesso do empreendimento é facilmente verificável pelo impacto na diminuição do número de hospitalizações – 87% de redução de internações hospitalares dos pacientes.

História da Águia

A águia empurra gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. Seu coração maternal se acelera com as emoções conflitantes, ao mesmo tempo em que ela sente a resistência dos filhotes aos seus persistentes cotucões:

Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?“, ela pensou. Esta questão secular ainda não estava respondida para ela…

Como manda a tradição da espécie, o ninho estava localizado bem no alto de um pico rochoso, abaixo dele, apenas o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes.

E se justamente agora isto não funcionar?“, ela pensou.

Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. Sua missão maternal estava prestes a se completar. Restava ainda uma tarefa final… o empurrão.

A águia tomou-se da coragem que vinha de sua sabedoria interior. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para sua vida. Enquanto não aprenderem a voar, não compreenderão o privilégio que é nascer uma águia.

O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. E então, um a um, ela os precipitou para o abismo… e eles voaram!

Missão, Visão e Princípios

Missão

Assistir crianças, adolescentes e suas famílias, através de tratamento especializado e interdisciplinar, proporcionando conhecimento e acesso a recursos disponíveis para uma convivência saudável com o diabetes.

Visão

Ser referência na América Latina em orientação preventiva de complicações através de práticas de tratamento e educação para crianças e adolescentes com diabetes.

Princípios

1. Ética e Transparência: razão da nossa credibilidade

2. Atendimento: acolhida aos pacientes e suas famílias

3. Conhecimento e Pesquisa: garantia de excelência no atendimento

4. Trabalho em Equipe: fruto do respeito e da organização

5. Afeto: o que nos humaniza e faz perseverar

Conselho e Diretoria

Conselho de Administração

Presidente
Paulo Roberto Falcão

Vice-Presidente
Paulo Afonso Pereira

Conselheiros
Arlindo Paludo
Carlos Berta
Cláudio Baldino Maciel
Fernanda Zanoto Kraemer
Helidomar Burity Borba
Paulo Menzel
Rogério Amaral

Diretoria

Diretor-Presidente
Balduino Tschiedel

Diretores 
Bruce Bartholow Duncan
Luciano Périco
Maria Inês Schmidt
Mauren Papadopol

Gerente Executiva
Maria Tereza Brenner Lima

Conselho Fiscal

Presidente
Armando José Gass

Vice-Presidente
Evandro Raul dos Santos

Conselheiro 
Fernando Bertuol

Suplente
Pedro Luce

SAIBA COMO FAZER SUA DOAÇÃO

Sua doação realmente faz a diferença no tratamento de nossas crianças e jovens, no controle da doença e na redução de internações hospitalares para uma vida livre das complicações decorrentes do diabetes.

SAIBA COMO FAZER SUA DOAÇÃO

Sua doação realmente faz a diferença no tratamento de nossas crianças e jovens, no controle da doença e na redução de internações hospitalares para uma vida livre das complicações decorrentes do diabetes.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira,
das 8h às 17h

Marcação de consultas

  • Ambulatório: (51) 3341.4511 | 3357.2697
  • Hospital-Dia: (51) 3357.2698

Contato

Endereço

Rua Álvares Cabral, 529
Cristo Redentor
CEP 91350-250
Porto Alegre/RS